A Bandeira arco-íris é uma bandeira composta por barras horizontais que representam as diferentes cores do arco-íris. Existem várias versões, com pequenas variações das cores, número e disposição das barras. É impossível determinar a sua versão original, já que o seu uso acontece desde há muito tempo e em diferentes partes do mundo.Durante a Guerra dos Camponeses, no século XVI na Alemenha, foi usada como sinal de esperança na nova era. Thomas Muentzer, sacerdote que apelou à revolta dos camponeses, é muitas vezes retratado segurando uma bandeira arco-íris.
Atualmente a bandeira é sobretudo reconhecida como símbolo do movimento LGBT. Sendo também usada como símbolo da Paz.
Movimento LGBT
O uso generalizado da bandeira arco-íris em manifestações LGBT começa nos anos 80. Sendo hoje reconhecida mundialmente como o símbolo das minorias sexuais. A sua versão mais actual tem seis barras horizontais, cada uma com uma cor diferente, de cima para baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
No início dos anos 70, nos Estados Unidos, havia várias bandeiras arco-íris usadas como símbolos do Internacionalismo e da unidade entre os povos. Mas no final da década, a sua associação ao orgulho gay estava já bastante marcada.
Foi na Parada do Orgulho Gay de São Francisco que foi usada pela primeira vez com a intenção clara de simbolizar o orgulho gay, em 25 de junho de 1978. Esta primeira versão foi criada por Gilbert Baker, e tinha mais duas barras que a versão actual, uma rosa-salmão e outra turquesa. A barra salmão acabaria por ser abandonada devido à dificuldade em encontrar tecido desta cor para produzir as bandeiras. Mais tarde era abandonada a barra turquesa, por razões estéticas.
Significado das Cores
A bandeira é formada por seis barras com cores diferentes, cada uma com seu significado. A bandeira não possui "a primeira barra", ou seja, a bandeira pode começar do vermelho assim como pode começar do lilás.
Vermelho: Luz; Laranja: Cura; Amarelo: Sol; Verde: Calma; Azul: Arte; Lilás: Espírito
Outras versões
Além da versão com seis barras, ainda são vistas actualmente outras versões da bandeira arco-íris em manifestações LGBT. Desde versões com uma barra a negro, simbolizando os homossexuais mortos pela SIDA, a bandeiras que misturam as cores do arco-íris com símbolos nacionais ou regionais, pretendendo assim representar a população LGBT desse país ou região.Existem ainda bandeiras derivadas da arco-íris, mas com outras cores, para representarem sub-culturas LGBT, como a ursina (bandeira em tons acastanhados) ou a leather (bandeira com barras azuis e negras).
Movimento Pacifista
A bandeira arco-íris foi usada pela primeira vez como símbolo pacifista na Itália nos anos 60. Mas só se popularizou a nível mundial em 2002 durantes os protestos contra a ocupação do Iraque. A versão mais comum tem sete barras horizontais, sendo a ordem inversa à usada pelo movimento LGBT, e com uma barra azure, a cor nacional de Itália. Geralmente tem inscrita a palavra pace, que significa "paz" em latim, em letras maiúsculas de cor branca. Também é usual ver outras traduções da palavra.
A organização ecologista Greenpeace (paz verde) também usa a bandeira em várias acções. Raibow Warrior (guerreiro arco-íris) é o nome de uma série de barcos desta organização, sendo considerada o mais importante símbolo da Greenpeace. O primeiro Raibow Warrior foi afundado a 10 de julho de1985 pelos serviços secretos franceses, provocando a morte do tripulante e fotógrafo português Fernando Pereira.
Outras culturas que também têm na bandeira do arco-íris uma simbologia muito forte são os povos indígenas andinos, como os peruanos, bolivianos e equatorianos. Para estes povos ela representa o Tahuantinsuyu, exibida como forma de protesto contra os governos destes países. E mesmo sendo um pouco diferente da bandeira do movimento LGBT, muitos integrantes do movimento indígena de Cuzco têm abandonado-a ou substituindo-a, pela freqüente confusão causada por serem parecidas.
Vittorio"
Nenhum comentário:
Postar um comentário