Depois de pedras jogadas sobre minha pessoa graças ao post sobre o clip "Judas" da Lei.de.Gaga, resolvi trazer mais algumas informações sobre o babado, e dessa vez prometo evitar comparações, e me ater apenas a uma análise profunda sobre o clip (tão profunda, quanto vossa senhoria), e antes de mais nada, a comparação que fiz com o vídeo da véia Madonna "Like A Prayer", foi apenas no ponto de vista conceitual. Ok!
Então se segura forte, porque o babado é certo.
Nem preciso dizer que tudo que a Gaga faz tem um toda uma simbologia, e um sentido além do que é comum, em Judas a gata resolveu carregar o babado com antíteses visuais. Ela volta ao passado e traz um ambiente semelhante ao clip "Prometida" do Bro'z as aldeias de Jerusalém, carregando o desértico com muitas cores.
Judas não foi um traidor: Logo no inicio ela deixa claro, que o traidor, não é Judas, e sim ela própria. Sentada na moto com Jesus, ela encara Judas, ela demonstra a quem pertence seu coração. Há estudo teológicos que dizem que Judas não traiu Jesus, na verdade, ele nasceu predestinado aquilo, era um mal nescessario.
O mal: No manifesto da Mãe Monstro (veja "Born This Way"), a cantora diz na ultima frase "Como protegerei algo tão perfeito sem o mal?", ela mesma se intitulou como a origem de uma nova raça, que mesmo sendo perfeita ainda teria o mal em sua raiz, e em "Judas" isso permanece. Ele enraiza essa ideia de bom e ruim; e como dizia o filosofo Maquiavel em O Estado; a momentos em que o mal é nescessario. A traição nesse caso foi vista dessa forma.
O olho que tudo vê: Todas já estão com a prega rainha enrugada de tanto ver a Gaga fazer aquele símbolo com as mãos em referencia ao "olho que tudo vê", desde os tempos de Poker Face, mas em Judas a gata resolveu fazer um make em destaque para isso, com uma pintura em referencia ao olho de Osíris ou de Horus, e esse símbolo é muito carregado simbolicamente falando, tanto que esta presente no dólar americano e é símbolo maçon e Illunimati. Mas um detalhe importante é que Gaga sempre tapa o olho esquerdo em todos os clips, e nesse em especial ele cobre o olho direito. Por que será? #Tenso
A escolha: Gaga com uma arma na mão .. sim, ela deveria matar Judas, mas o amor falou mais alto, e da ponta da arma saiu apenas ... baton. Ela indiretamente foi cúmplice na morte, no erro, no pecado, mas quem não é? Quem nunca fez a escolha pelo erro, é isso que a rascha tenta dizer. As vezes amamamos o que não devemos. Judas já demonstra seu lado negro no clip, através das brigas. Apos o pecado da traição, a nossa Maria Madalena recebe a purificação pela água, o que é diretamente ligado com a simbologia do batismo bíblico, a remisão de pecados pelas águas, e qualquer semelhança com o momento "oferenda de Iemanjá" da Angela Bisrmack foi mera coincidencia. Já quando lava os pés de Jesus, Gaga parece exitar na escolha, mas não. Nas costas de Jesus, ela revela que "Judas" ainda a reinvidica, ele (o traidor) por sua vez fecha os olhos, ele não quer ver aquela cena, ele a "desampara". Mas para selar que Gaga Madalena ainda é dele, Judas molha a bunda da gata. Amor, sexo, apenas desejo?
O fim: Mesmo tendo seus pecado perdoados, tendo sido lavada e purificada, Gaga morre, apedrejada. Suja, impura, mal vista pela sociedade. Sim, exatamente como eu e você (moços) somos vistos as vezes. Ela sabia o risco que corria, mas mesmo assim não abandonou o amor.
Sempre seremos julgados, receberemos pedras, sejam as escolhas certas ou não. Essa é a mensagem principal do clip, todos erramos, e o mal deve ser visto não como algo repudiante, as vezes ele se faz nescessario para um bem maior.
Você acabou de apreciar o mais puro Ctrl+C Ctrl+V do post feito pelo Blog Para Mocinhos. Blog pelo qual o Confraria BatePapo tem uma grande admiração.
Parabéns Alexander pelo excelente trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário